Festa do jipe está de volta a Morro Vermelho

O Jeepipoca, tradicional festa e competição anual dos amantes e apreciadores “fora-de-estrada” da região, está de volta ao calendário cultural de Morro Vermelho. O retorno acontece após uma pausa de vinte anos.

O resgate da cultura off road no local veio da cobrança do próprio público, que já tinha a festa do jipe como obrigatória na agenda. Diferente dos anos anteriores, dessa vez ela acontece no mês de outubro (dia 29), mas essa é apenas a arrancada inicial. O objetivo dos organizadores é que, a partir de 2023, ela volte à folhinha no mês de junho.

Foto: Jeep Clube MV

A primeira edição do Jeepipoca aconteceu em 1991. “A festa surgiu de forma natural. Foi uma celebração do que já ocorria o ano inteiro com a turma que curte o off road, das confraternizações que já eram habituais”, conta Franz Shimidt, promotor do evento e proprietário do Restaurante Alpenrose, local onde acontece a festa. Por ser meio de ano, época de festas juninas, resolveram então batizá-la com o nome de Jeepipoca, fazendo referência ao período. Nascia então a festa junina dos jipeiros da região, com cerca de 50 pessoas. O tempo passou e o Jeepipoca cresceu. Além das dezenas de pilotos que participavam das provas e dos amantes da cultura off road, pessoas de todas as tribos começaram a prestigiar o evento, que já contava com shows, barraquinhas e um púbico cada vez maior. “Chegamos a contabilizar quase 9 mil pessoas em uma das edições do Jeepipoca”, relembra Franz. Número dez vezes maior que a quantidade de habitantes do pacato distrito, que se já habituara à presença de famosos como Elke Maravilha, Hélio de La Pena e jornalistas de renome durante a festa. A parte estrutural do evento também cresceu. Em pouco tempo, as competições do Jeepipoca se tornaram etapa do Campeonato Mineiro de Raid, atraindo competidores de todo o país.

As trilhas de Morro Vermelho são muito apreciadas na região. Nelas acontecem etapas de campeonatos off road importantes em todo o Brasil. Os obstáculos impostos pela própria natureza são o diferencial: erosões, subidas e descidas íngremes e muito atoleiro. Pessoas em busca de contato com a natureza e adrenalina encontram, no distrito, o ambiente perfeito para superar as dificuldades das trilhas.

Compartilhe esse conteúdo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Confira também:

Parceiros

Notícias da Terra