Paróquia do Morro Vermelho lança campanha de restauração

A tricentenária igreja matriz Nossa Senhora de Nazareth, do Morro Vermelho, através do Conselho de Patrimônio Cultural do local, lançou a campanha SOS matriz de Nazareth. A necessidade de arrecadação do dinheiro é para realizar intervenções urgentes na estrutura da igreja.
Diversos pontos precisam de reparo. São dezenas de infiltrações, desgastes naturais do tempo e a ação devastadora de cupins, que estão por toda parte.

Como forma de captar recursos, está sendo distribuído um carnê individual, onde o doador compromete-se a contribuir, mensalmente, com a quantia que escolher, à paroquia. Quem quiser fazer parte da campanha basta adquirir um carnê na secretaria paroquial da igreja do Morro Vermelho ou da matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Caeté. O pagamento pode ser feito em dinheiro ou pix: CNPJ 17.505.249/0173-99

Importante ressaltar que a preservação da igreja, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1950, também é de responsabilidade do poder público municipal, de acordo com o artigo 1* da Lei Municipal n* 2.006/97, que estabelece a proteção do patrimônio cultural e natural de Caeté, atendendo ao disposto no artigo 216 da Constituição Federal.

A matriz atual, que substituiu uma antiga capela de 1700, foi erguida em 1713 pelo capitão-mor Paulo Rodrigues Durão. A paróquia foi criada em 1880 pela lei 2.709 e hoje é filiada à Arquidiocese de Belo Horizonte. Foi restaurada pela última vez há quase trinta anos, com a ajuda de moradores, e abriga rico acervo de altares e imagens, como as da padroeira, Senhor dos Passos e São José de Botas.

Compartilhe esse conteúdo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Confira também:

Parceiros

Notícias da Terra